terça-feira, 8 de março de 2016

Fernando Carvalho escreveu no facebook

Vamos supor que o Lula esteja falando a verdade...
(Textão)
Então ele foi a países com sérios problemas de estabilidade econômica e política falando para ditadores e genocidas sobre os benefícios e da competitividade das empreiteiras brasileiras com total interesse no bem-estar de seus povos. Ok.
Mesmo o Brasil tendo a fama de que aqui tudo atrasa e custa o triplo do preço, os governantes de países como Cuba e Zimbábue ficaram convencidos que realmente seria um bom negócio contratar empresas brasileiras para executar grandes obras. Tudo dentro da legalidade e no melhor interesse público.
Realmente o Lula deve ser o melhor publicitário que já viveu. Ele ganhou, merecidamente, alguns milhões e voltou para casa.
As empreiteiras brasileiras negociaram diretamente com os governantes destes países e, para viabilizar as obras, obtinham empréstimos bilionários no BNDS.
Nas negociações Lula não participou de nada, nem sabia de nada, nem viu ou ouviu nada nem ninguém que tenha participado das negociações.
Os possíveis agrados que ele tenha recebido são apenas presentes de amigos que o admiram pelo bem que ele fez para os pobres.
Até ai tudo muito lindo,
Mas...
Mesmo se isso for verdade, o prejuízo causado é descomunal.
Mesmo que não seja ilegal, demonstra uma falta de ética e a mais completa indiferença com o interesse nacional.
Vou explicar:
Os empréstimos internacionais, como os do banco mundial por exemplo, operam com taxas de juros extremamente baixas para o padrão brasileiro, uma taxa básica utilizada, por exemplo, é a LIBOR e costuma variar entre 1% e 2% AO ANO mais o lucro do banco que costuma ficar entre 1% e 3% AO ANO logo, sendo bastante otimista, consegue-se uma taxa de 5% AO ANO (CINCO POR CENTO A-O A-N-O).
Bem. Sabemos que o Brasil não tem superávit a um bom tempo e este dinheiro precisa sair de algum lugar para chegar ao BNDS e ser emprestado. O governo brasileiro costuma emitir títulos da dívida pública para operacionalizar suas negociações financeiras e para isso capta dinheiro emprestado no mercado para fazer caixa. O juro que o governo brasileiro paga a seus investidores é de aprox. 15% ao ano...
Então, só esta conta já seria o bastante para entender que não é uma coisa inteligente emprestar dinheiro a 5% e tomar emprestado a 15% principalmente para países que podem a curto ou médio prazo, ficarem impedidos de honrar suas dívidas. Além do fato que não possuem volume ou perfil de negócios para se tornarem parceiros comerciais relevantes.
E não é só isso.... Se este dinheiro ficasse no país, ele iria gerar quase 40% de retorno imediato ao governo em impostos. Sendo aplicado lá fora, com isenções e incentivos, é difícil que se arrecade 10% do valor.
Quem lucra com isso não é o Brasil.
Não é pelo interesse nacional que o Lula fez tais palestras.
Para ilustrar a grosso modo, imaginem que o governo, a 10 anos atrás, emprestou 1 bilhão com juros de 4% ao ano para o Zimbábue e emitiu 1 bilhão em títulos federais para captar recursos.
Hoje ele teria a receber 1.4Bi do Zimbábue e teria que pagar 2.5
Um prejuízo operacional de 1.1Bi
Se o governo tivesse emprestado 1 bi a 10 anos para uma empresa nacional ele teria hoje 2.5Bi e nenhuma dívida.
Um lucro operacional de 1.5 Bi.
Ou seja, optando pelo empréstimo ao Zimbábue, em 10 anos, além de deixar de ganhar 1.5 bilhões, haveria uma dívida de 1.1 bilhões. São 2.6 bilhões a menos no caixa de hoje.
Agora, imaginem que não foi apenas 1 bilhão.... Ao longo dos governos de Lula e Dilma estima-se que as linhas de crédito internacional sob sigilo somem até 200 bilhões.
E o dinheiro não foi emprestado por apenas 10 anos... os contratos são de até 50 anos.
Não foi apenas para fora do brasil... o BNDS também despejou dinheiro em obras de necessidade duvidosa como os estádios da copa e a cidade da música. Sempre usando o princípio de emprestar a juro baixo e pegar emprestado a juro alto.
Eu considerei taxas bastante favoráveis ao Brasil nos exemplos que dei, mas como a maioria dos contratos está sob sigilo e o governo luta com extrema veemência para não divulgar qualquer detalhe, temo que não seja este o caso.
Em resumo, são operações de lesa-pátria que atingem a soma das centenas de bilhões, talvez trilhões, e que vão continuar aumentando o endividamento público ao longo de décadas.
Estes bilhões farão falta, como já estão fazendo, na saúde, na segurança e na educação... ao longo de décadas centenas de milhares vão continuar morrendo desnecessariamente enquanto o Brasil continuar a figurar nas estatísticas como o mais violento, pior saúde, pior saneamento básico, transito mais mortal...
É um genocídio!
Se o Lula participou disso, sem cometer crime algum, só para lucrar com palestras e ter um sítio emprestado para fazer churrasco nos fins de semana...
Ele é pior que um criminoso. Ele é um monstro.