quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Chega de populistas. Precisamos ser livres!

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

"O Brasil não pode continuar enviando navios de minério de ferro para o exterior e receber de volta uma canoa com meia dúzia de laptops".

Essa frase foi proferida nos últimos dias pelo deputado Jair Bolsonaro e ressoa uma antiga crença infelizmente ainda muito difundida no Brasil de que a origem de nossa pobreza consistiria do fato de que nós exportamos matéria-prima (as commodities), e não produtos industrializados, que teriam "maior valor agregado".

Alguns dias antes, um outro pré-candidato a presidência disse algo muito parecido: "Esse país não pode mais ser apenas exportador de soja ou minério de ferro. Precisa ser exportador de inteligência". O autor da frase? Lula, ele mesmo.

É possível que até mesmo o seu antigo professor de Geografia tenha repetido esse mantra, mas precisamos esclarecer: o seu professor, Lula e o "Bolsomito" estão redondamente enganados. Não há problema algum em exportar matéria-prima.

Vejamos alguns dados. De fato, os produtos mais exportados pelo Brasil são commodities: a soja representa 10% das nossas exportações, enquanto o minério de ferro representa 7,2%.

O detalhe é que há outros países em que a exportação de commodities é ainda mais expressiva. Em Hong Kong, o ouro representa 37% das exportações. Na Nova Zelândia, o leite corresponde a 15%. Na Austrália, o minério de ferro a 22% e o carvão a 18%. No Chile, o cobre chega a significar 52% das exportações.

E sabe o que todos esses países tem em comum entre si? Uma renda per capita bem maior que o Brasil, como você pode ver na imagem.

Hong Kong - Renda per capita - U$ 43.681,14
Nova Zelândia - Renda per capita - U$ 39.426,62
Australia - Renda per capita - U$ 49.927,82
Chile - Renda per capita - U$ 13.792,93
Brasil - Renda per capita - U$ 8.649,95

SABE POR QUE ISSO ACONTECE?
O economista David Ricardo já explicou esse fenômeno há mais de 300 anos através do conceito que ele chamou de "vantagem comparativa".

Você não precisa ser bom em tudo para enriquecer, basta focar em algo que você saiba fazer melhor em comparação aos outros. Assim, é possível aumentar sua produtividade e se tornar atrativo no comércio internacional.

Não é difícil entender a razão: quando comprar um item é mais barato do que produzi-lo diretamente, é vantajoso comprar. Seja essa medida em dinheiro, tempo ou qualquer outro tipo de recurso. Esse é o mesmo motivo pelo qual comprar pão na padaria costuma ser mais vantajoso do que produzi-lo na sua própria casa.

O comércio não é um jogo de soma zero. Você não se torna mais pobre ao comprar pão na padaria. Na verdade, você se torna mais rico, porque economiza o tempo e os recursos que gastaria se fosse você mesmo produzir o seu próprio pão.

Dessa forma, não existem setores necessariamente superiores a outros. O melhor setor para investir suas energias é aquele onde você é capaz de ter maior vantagem comparativa. E essa é uma condição que se altera ao longo do tempo, de acordo com diversos fatores cujo conhecimento nem sempre é possível agregar de forma central por uma autoridade governamental.

Por isso mesmo, não deve caber ao governo escolher privilegiar um setor em detrimento de outro. Na verdade, as diversas intervenções do governo em forma de subsídios, protecionismo ou barreiras à importação acabam distorcendo as informações de mercado e dificultando que as pessoas interpretem claramente qual o melhor investimento a ser feito.

Um triste exemplo dos efeitos danosos dessa mentalidade intervencionista foi a lei da informática, de 1984, que na prática apenas atrasou em duas décadas o avanço tecnológico do país.

Nesse contexto, o papel do governo não deve ser escolher um setor ou outro para ser privilegiado. Deve ser retirar os obstáculos e as distorções para que o mercado possa atuar de maneira livre, com dinamismo, explorando as nossas vantagens comparativas, ampliando nossa produtividade e produzindo prosperidade para todos os brasileiros.

Chega de populistas. Precisamos ser livres!


FONTE https://www.facebook.com/PSLnacional17/photos/a.296075163806607.69168.293827620698028/1606028126144631/?type=3&notif_id=1510697711118838&notif_t=notify_me_page