quarta-feira, 14 de março de 2018

O DESASTRE DA ABERTURA DE FRONTEIRAS


O DESASTRE DA ABERTURA DE FRONTEIRAS PROMOVIDA POR MERKEL NA ALEMANHA

O legado real de Angela Merkel: áreas sem lei que a polícia tem medo de patrulhar, onde metade dos habitantes locais tem origem estrangeira e a língua alemã é uma raridade
A abertura de fronteiras na Alemanha promovida pela chanceler Angela Merkel em resposta à crise dos refugiados tem sido um desastre para o distrito de Marxloh, perto de Duisburg. Um relatório policial descobriu que as ruas são controladas por traficantes de drogas e ladrões.
Metade dos 20 mil moradores deste subúrbio industrial  que outrora já foi próspero tem origem estrangeira, muitos chegam graças à uma oferta da Irmandade alemã e à chanceler Angela Merkel. O resultado da maior crise migratória da Europa desde a Segunda Guerra Mundial tem sido desastroso para Marxloh.
Muitos dos recém-chegados estão desempregados e, portanto, confiam nos benefícios estatais sem exercer atividade remunerada.
Um relatório policial vazado diz que as ruas são controladas por traficantes de drogas e ladrões que “vêem o crime como sua atividade de lazer”.
Quanto aos alemães que permanecem aqui, alguns ficam assustados para sair ao anoitecer devido aos “conflitos entre estrangeiros”, alegando que as viagens no transporte público pela área à noite são “pesadelo”.
“Nós temos muitos problemas aqui e eles não ficam melhores”, explica o homem da tulipa com um bom inglês enquanto ele me entrega uma floração de laranja de sua cesta.
“Este é um lugar perigoso que a senhora deputada Merkel tentou esquecer”, disse um morador. Isso foi até a semana passada, quando a chanceler reconheceu pela primeira vez que áreas como Marxloh se tornaram áreas sem lei, onde os locais, e até mesmo a polícia, temem pisar.
Ao receber mais de um milhão de novos rostos para o país em três anos, Merkel vem irritando um público alemão cada vez mais cético com o mantra “Nós podemos fazê-lo”.
Na própria praça do mercado de Marxloh, o principal restaurante ao ar livre, o Spar, é dirigido por um turco de 28 anos que passou dez anos no Wood Green de Londres.
Ele veio para a Alemanha “por causa de dificuldades familiares” há seis meses, e recusa se identificar à reportagem, mas anuncia que o distrito tem “problemas enormes”. “Há muitas pessoas de diferentes lugares do mundo que querem o controle aqui”, disse ele. “Nós não vemos a polícia com freqüência e eles parecem ficar longe das ruas”.
Seja qual for a impressão disso, Marxloh não faz ninguém se sentir seguro. Os únicos policiais encontrados num período de sete horas foram dois na praça do mercado.
Marxloh é uma das 40 áreas problemáticas citadas na mídia alemã como lutando para lidar com grandes concentrações de migrantes, decadência urbana, alto desemprego e dependência crônica do bem-estar, que se tornaram “incubadoras de anarquia”, bem como drogas e crime.
Em um artigo chamado ‘Ghetto Report Germany‘, o respeitado jornal Bild – que descreveu essas 40 áreas – as classificou como sociedades paralelas, no-go zones e ‘guetos crescentes’.
Os relatórios oficiais da polícia apresentados a outro jornal respeitado, Der Spiegel, disseram que os níveis de violência em Marxloh (e outros lugares como esse) mostram que os oficiais estão perdendo o controle e a ordem pública “não pode ser garantida a longo prazo”.
“Existem distritos onde as gangues de imigrantes estão controlando totalmente as ruas, segundo Der Spiegel. “Moradores e homens de negócios estão sendo intimidados e silenciados. Polícias são vítimas especiais de um alto nível de agressão e desrespeito.
Marxloh, a 20 minutos do centro de Duisburg, no oeste da Alemanha, costumava ser um lugar para as famílias alemãs visitarem um sábado à tarde para fazer compras, um piquenique no parque ou um café e cerveja nos cafés.
Nem muitos estrangeiros visitam aqui ou se atrevem. A maioria das mulheres usa hijabs em obediência à religião muçulmana e multidões de homens com jaquetas de couro se reúnem nas esquinas para fumar enquanto falam em línguas estrangeiras e olhando fixamente para estranhos.
Marxloh há muito tempo é um caldeirão étnico. Os primeiros estrangeiros a se estabelecerem aqui eram trabalhadores turco convidados pela Alemanha nos anos cinquenta e sessenta para trabalho de manutenção na siderurgia.
Muitos são agora cidadãos alemães. Os libaneses receberam um santuário quando foram deslocados durante uma guerra civil que começou nos anos setenta.
Quando as fronteiras da UE foram abertas para os europeus do leste há mais de uma década, também chegaram os romenos e os búlgaros. Em seguida, as decisões da Sra. Merkelconvidaram refugiados sírios, o que levou a muitos outros – muitas vezes fingindo ser verdadeiros refugiados – das áreas curdas do Oriente Médio, dos Estados dos Bálcãs e da África.
De acordo com os moradores, as ruas de Marxloh servem como fronteiras entre as gangues étnicas que protegem seu território comercializado. Uma é chamada de “estrada curda”, outra “estrada romena”.
Não é de admirar que a Sra. Merkel tenha tido que admitir que existem no-go zones em seu país. Em sua admissão surpresa na semana passada, ela disse que a segurança doméstica era a obrigação do Estado e que as pessoas tinham direito a ele sempre que se encontravam e se moviam num espaço público. “Há tais lugares, e você tem que chamá-los pelo nome e você precisa fazer algo sobre isso”, disse ela.
Palavras sábias, mas muito tarde? Ela falava algumas semanas depois que um estudo ordenado pelo governo mostrou um aumento drástico de crimes violentos cometidos por imigrantes do sexo masculino na Alemanha com idade entre 14 e 30 anos.
A pesquisa realizada por um grupo de criminologistas disse que o afluxo de requerentes de asilo levou ao pico deprimente.
Um relatório preparado para o parlamento regional sobre a quebra de lei e ordem na área de Duisburg reivindicou gangues libanesas, em particular, se recusando a reconhecer a autoridade policial.  Seus membros são homens jovens entre 15 e 25 anos, e que “quase 100 %” deles – de acordo com o relatório – são procurados por suspeita de crimes, incluindo agressão física e roubo.
Em Marxloh na última Páscoa, um menino búlgaro de 15 anos foi morto com um machado tarde da noite em uma disputa entre seu pai e outros búlgaros. A criança foi arrastada para casa por sua mãe antes de morrer, deixando uma trilha de sangue no pavimento. Não é o que deveria estar acontecendo.
Dois anos atrás, Arnold Plickert, chefe regional da maior unidade policial da Alemanha, reconheceu que Marxloh e outras no-go zones, foram ignoradas por muito tempo.
Com informações de Daily Mail