quinta-feira, 12 de abril de 2018

A "Caminhada da Vergonha" em Game of Thrones foi inspirada na provação da amante real do século XV, Jane Shore, "a Rosa de Londres"

A "Caminhada da Vergonha" em Game of Thrones foi inspirada na provação da amante real do século XV, Jane Shore, "a Rosa de Londres"

 Nancy Bilyeau

Imagem em destaque
Crédito da foto: HBO
Por séculos, o trabalho de amante de um rei veio com certos benefícios, juntamente com qualquer excitação romântica que o amor real desfrutasse: jóias e outros presentes, propriedades e talvez posições na corte para parentes e amigos.
Mas quando o rei em questão morreu, as coisas podem se tornar complicadas muito, muito rápido. Muitas vezes o herdeiro do rei e o resto da família “legítima” eram hostis ao antigo favorito. Sem proteção do amante real, os sorrisos se transformaram em carrancas ao redor.
Um exemplo é Alice Perrers, a amante de Edward III, descrita como uma “mulher devassa” por um cronista contemporâneo. Graças a seu caso com o rei muito mais velho, Alice se tornou a mulher mais rica da Inglaterra. Há uma história, talvez caluniosa, de que quando Edward III estava morrendo em 1377, Alice estava ocupada tirando os anéis de seus dedos. O que pode ser confirmado é que ela foi banida do reino depois que o rei foi declarado morto e suas terras perdidas.

Detalhe da pintura de Chaucer de Ford Madox Brown lendo para a corte do Rei Edward III, representando Alice Perrers e Edward III em um tipo de afago real.
Três séculos depois, quando Charles II estava morrendo, o destino de uma de suas amantes estava em sua mente. Ele mandou chamar seu irmão, o logo rei Jaime II, e implorou-lhe que não deixasse a pobre Nellie passar fome. Durante anos, Carlos II, o "Monarca Feliz", foi o amante da atriz "bonita e espirituosa". Nell Gwynne. (James II pode não ter sido o rei favorito da Inglaterra, mas pagou as dívidas e a hipoteca de Nell, dando-lhe uma pensão antes de morrer de sífilis em 1687, três anos depois da morte de Carlos II.)
Mas a amante real que teve a pior experiência de todas, uma vez que ela perdeu seu protetor, foi Jane Shore, a amante do rei do século XV , Edward IV. Na verdade, Shore suportou uma provação tão famosa que inspirou nada menos que George RR Martin quando escreveu a passagem que contém a “Calçada da Vergonha” de Cersei Lannister. Mais tarde, Martin disse à revista Entertainment Weekly que ele baseou o capítulo de penitência de Cersei em particular sobre Jane Shore, que foi punida com uma caminhada semelhante depois que o rei que ela amava morreu.

A penitência de Jane Shore por William Blake, c.1780.
"Foi um castigo direcionado às mulheres para quebrar seu orgulho", disse Martin à Entertainment Weekly . "E Cersei é definido por seu orgulho." Martin às vezes toma episódios da história medieval real para inspirar seus enredos na série.
Em um dos episódios mais inesquecíveis da série da HBO, Cersei, que havia sido preso pelo grupo religioso violento The Sparrows, é "libertado", mas antes que ela possa retomar sua vida no palácio, ela é despida e desfilada pelas ruas, gritou e atirou. Quando ela é cercada por pessoas gritando obscenidades, Cersei ouve a palavra “vergonha! Vergonha! Vergonha! Entoou repetidamente.
Jane Shore, que teve uma verdadeira vida de vergonha em 1483, foi atingida por humilhação e infortúnio após uma vida prematura que parece ter sido cheia de boa sorte. Ela não tinha o histórico de uma cortesã comum. Ela nasceu Elizabeth Lambert, seu pai um comerciante de Londres de boa reputação. Ela era casada quando jovem com William Shore, um próspero ourives. Depois do casamento, ela conheceu o rei.
Entre os séculos de reis, Edward IV foi um dos mais extremistas da Inglaterra. Ele fez um casamento polêmico quando casou em segredo com uma plebéia, a viúva Elizabeth Woodville, depois que ele tentou forçá-la a ser sua amante e ela ameaçou se esfaquear se ele a levasse sem um casamento. Seu casamento produziu muitos filhos e parece ter sido feliz, mas ele continuou a ter amantes e ficou conhecido por descartá-los de repente e passá-los para seus amigos, o que incomodou muito as mulheres.
Se ele amava alguma de suas conquistas extraconjugais, teria sido Jane. Ela era linda, chamada “a Rosa de Londres”, de acordo com um biógrafo. Seu caso com o rei começou por volta de 1476 e eles permaneceram juntos até sua morte. (Jane se divorciou do marido.) Diz-se que Edward a chamou de sua amante "mais feliz"; ela era simpática e gentil, com senso de humor.
Eduardo IV morreu depois de uma doença curta aos 40 anos em 14 de abril de 1483. Jane deve ter ficado muito chocada, e sua mudança de status foi rápida, embora ela tenha cuidado de seu futuro imediato, formando relacionamentos com o enteado de Edward IV. Thomas Gray e o melhor amigo de Edward IV, William Hastings.

Cartaz do teatro para "Jane Shore" no Royal Princess 'Theatre, Edimburgo, 14 de dezembro de 1885
O ataque a Jane não veio da rainha Elizabeth Woodville ou de seus filhos, veio de Ricardo III, o falecido irmão do rei. Ela foi condenada publicamente como uma "mulher vergonhosa e travessa".
Richard assumiu o trono depois de garantir que seus dois sobrinhos, Edward V e seu irmão Richard, o duque de York, fossem aprisionados na Torre de Londres. O destino dos príncipes é desconhecido, mas eles não foram vistos em público após o final do verão de 1483.
Ricardo III foi odiado por alguns como um usurpador - certamente, a rainha Elizabeth o temia, enquanto ela fugia para a Abadia de Westminster em busca de refúgio. Após conspirações formadas contra ele, Ricardo III agiu. Sem julgamento, William Hastings foi executado sob a acusação de traição. De fato, ele foi morto poucas horas depois de o rei Ricardo acusá-lo em uma reunião do conselho, decapitado sobre um tronco.
Jane Shore foi acusada de levar mensagens entre Hastings e a Rainha Elizabeth para continuar seus planos, enquanto a rainha viúva ainda estava em santuário. O castigo de Jane por conspirar contra Ricardo III foi penitência aberta nas ruas de Londres. Uma fonte contemporânea disse que estava sendo censurada "pela vida que liderou com o dito senhor hastyngys".
Jane foi forçada a caminhar pela cidade vestindo apenas um kirtle, que é uma anágua comprida e uma vela nas mãos. Ela foi ridicularizada, mas nenhum dano físico é conhecido por ter vindo a ela durante esta procissão traumática.
Depois, Jane Shore foi enviada para a prisão de Ludgate. Lá, ela ganhou o aviso do procurador-geral do rei, que providenciou sua libertação, casou-se com ela e teve um filho com ela. Quando Thomas More, o ministro do neto de Eduardo IV, Henrique VIII, viu Jane como uma mulher idosa em Londres, ele escreveu que sua beleza ainda podia ser vista.
A história não registrou como Jane Shore se sentiu após sua caminhada da vergonha. Mas a atriz Lena Headey, que interpreta Cersei Lannister, disse aos entrevistadores que era difícil filmar essa caminhada, embora obviamente não fosse real.
"Eu não acho que ninguém mereça esse tratamento", disse Headey aos repórteres depois.

Nancy Bilyeau , editora norte-americana do The Vintage News, escreveu uma trilogia de romances na corte de Henrique VIII: "A Coroa", "O Cálice" e "A Tapeçaria". Os livros estão à venda nos EUA, no Reino Unido e em outros sete países. Para mais informações, acesse www.nancybilyeau.com.