segunda-feira, 9 de julho de 2018

O que é Premissa:

O que é Premissa:

Premissa significa a proposição, o conteúdo, às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Em lógica a premissa significa cada uma das proposições de um silogismo.
Premissa em lógica é um conjunto de uma ou mais de uma sentença declarativa que é acompanhada de uma outra frase declarativa que é a conclusão. A verdade da conclusão é uma consequência lógica das premissas que a antecederam. Toda premissa, pode ser verdadeira ou falsa, bem como a conclusão, não aceitando jamais a ambiguidade. Portanto, as frases que apresentam uma premissa são referidas como verdadeiras ou falsas válidas ou inválidas, portanto, devem ser portadoras da verdade.
No âmbito jurídico, uma premissa é à base da petição inicial de qualquer processo jurídico. Nela irão constar os fatos que constituem a causa do pedido; os fundamentos do direito, isto é, o direito ameaçado ou violado que é a própria causa do pedido, e por último é feito o pedido que é considerado a premissa maior em que é o bem da vida, por exemplo, a pensão, a indenização, o reconhecimento etc.
As premissas são os fundamentos de fato, e os fundamentos de direito, que são os pressupostos lógicos do pedido. As premissas serão as responsáveis pela conclusão.

Premissa maior e premissa menor

Uma premissa é uma proposição presente em um silogismo e que permite chegar a uma determinada conclusão através de uma dedução. Existe a premissa maior, que contém o termo maior, que culminará na conclusão; e a premissa menor, que contém o sujeito da conclusão.
Premissa maior: Todos os seres humanos são mamíferos.
Premissa menor: O Pedro é um ser humano.
Conclusão: Logo, o Pedro é um mamífero.
Neste caso, "mamífero" é o termo maior, "seres humanos" é o termo médio e "Pedro" é o termo menor.