Os
resultados do Inaf 2015 permitem refletir sobre as relações entre o
alfabetismo e mundo do trabalho a partir de análises por setores da
economia, níveis hierárquicos, tipo de relação de trabalho e para
algumas funções específicas.
O
percentual da população alfabetizada funcionalmente foi de 61% em 2001
para 73% em 2011, mas apenas um em cada 4 brasileiros domina plenamente
as habilidades de leitura, escrita e matemática
Os resultados de 2009 revelam importantes avanços no alfabetismo funcional dos brasileiros entre 15 e 64 anos.
O
Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, com o apoio do Grupo
IBOPE, divulgaram os principais resultados de estudo inédito sobre as
habilidades de leitura, escrita e matemática de jovens de 15 a 24 anos.
De
acordo com as informações do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf),
no período de 2001 a 2005, o aumento da escolaridade da população
brasileira não se reflete na mesma proporção em termos de aprendizado.
De
acordo com as informações do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf),
no período de 2001 a 2005, o aumento da escolaridade da população
brasileira não se reflete na mesma proporção em termos de aprendizado
Só
26% da população brasileira na faixa de 15 a 64 anos de idade são
plenamente alfabetizados. Destes, 53% são mulheres e 47%, homens. Do
total, mais de 70% têm até 34 anos
No
Dia Mundial de Combate ao Analfabetismo, pesquisa mostra que somente
23% da população conseguem compreender informações a partir de mapas,
tabelas e gráficos.
Só 25% dos brasileiros entre 15 a 64 anos demonstram habilidades plenas de leitura e escrita.
O
2º Inaf – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, divulgado pelo
Instituto Paulo Montenegro, mostra que o brasileiro se sai melhor em
cálculo do que em Língua Portuguesa .
O
Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa apresentaram, em 13
de dezembro de 2001, os primeiros dados do Indicador Nacional de
Alfabetismo Funcional.