A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita presente nas fezes do gato, o Toxoplasma gondii. Apesar de poder ser fatal para pessoas com um sistema imunitário débil - como o caso da personagem seropositiva Tommy, no livro e filme Trainspotting -, também tem benefícios: torna os infectados mais empreendedores.
Numa outra amostragem, verificou-se que pessoas infectadas com o Toxoplasma gondii tinham 80% de maior probabilidade de iniciar um negócio (um dos primeiros passos a dar rumo à riqueza). O estudo demonstrou ainda que os alunos infectados eram mais empreendedores e tinham um espírito mais aventureiro.
O estudo mostra ainda que nos países "em que o nível de infecção é superior existe uma menor quantidade de pessoas a citar o 'medo de falhar' como justificação para não avançar com novas iniciativas de negócio".
RELACIONADO
A Toxoplasmosis gondii, organismo unicelular, é ainda fascinante para centenas de biólogos pela forma como se propaga e pelos efeitos que tem na evolução dos organismos contaminados e assegura a sua transmissão. É que, quando os ratos ficam infectados com este parasita, perdem o medo dos seus predadores naturais, os gatos, tal como os humanos podem perder o medo de falhar. Assim, sendo, aventuram-se mais perto deste predador, sendo comidos, o que leva o parasita a voltar ao interior do animal, dentro do qual se pode reproduzir.
Mas nem tudo é bom, já que cientistas acreditam haver uma ligação entre o contacto humano com Toxoplasmosis gondii e o desenvolvimento de esquizofrenia e complexo bipolar, podendo ainda influenciar a inibição dos indivíduos.