quinta-feira, 28 de abril de 2016

80 países fecham acordo para eliminar tarifas de eletrônicos… Adivinha quem não topou assinar?

NOTÍCIAS

80 países fecham acordo para eliminar tarifas de eletrônicos… Adivinha quem não topou assinar?





Com o PT e sobretudo Dilma Rousseff, tornamo-nos verdadeiros anões mundiais. Estamos fora de um acordo que envolve 80 outras nações e corresponde a 97% do comércio mundial de eletrônicos (EUA, China, Coreia do Sul, União Europeia etc.). O Brasil está cada vez mais isolado.
DilmaDente
É estarrecedor. Confiram trecho de reportagem de Tatiana Freitas, na Folha, voltamos em seguida:
Oitenta países devem assinar no final desta semana a atualização de um acordo comercial para eliminar tarifas de importação de mais de 200 produtos de tecnologia, de videogames a semicondutores. Trata-se da primeira grande negociação para corte de tarifas na OMC (Organização Mundial do Comércio) em 18 anos. O Brasil está fora do tratado internacional de tecnologia da informação (ITA). Entre os signatários, que representam 97% do comércio mundial de produtos de tecnologia da informação, estãoEstados Unidos, China, Coreia do Sul e União Europeia (…) O presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro, diz que a ausência do Brasil em um acordo que envolve 80 nações, num setor com alto potencial de crescimento nas transações, reforça o isolamento do país no comércio internacional. “Ou nos integramos ao mundo ou o Brasil ficará cada vez mais à parte”, afirmou.” (grifos nossos)
Isso não é apenas vergonhoso, nem somente mais uma prova de que estamos isolados do resto do mundo em nosso nanismo diplomático e comercial. Esse fato, antes e acima de tudo, revela que o governo continua usando medidas patéticas que, já no médio prazo, afundarão ainda mais o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário