segunda-feira, 12 de junho de 2017

Como as iranianas vestiam-se antes da revolução islâmica, na década de 70? Surpreenda-se!





Como as iranianas vestiam-se antes da revolução islâmica, na década de 70? Surpreenda-se!



















por Rafael Fernandes 60.049 views1




O Irã, antes da revolução islâmica de 1979, era um país muito diferente do que vemos na atualidade. Por muito tempo, o país foi pró-ocidental, permitindo uma certa quantidade de liberdade cultural.

Na década de 1970, o xá Reza Pahlevi governava o Irã, concentrando seus poderes em um pequeno círculo de amigos e aliados políticos. Ele estava no poder desde 1940, ignorando problemas sociais do país. A economia também era fraca, mas o maior problema era o modo autoritário.
Porém, ele possuía muita afinidade com o Ocidente, revoltando seus opositores conservadores, como o aiatolá Ruhollah Khomeini. O líder religioso da oposição vivia exilado em Paris e mesmo assim comandou forças de oposição ao governo. Seu maior objetivo era recuperar os valores religiosos e tradicionais do islamismo. Em 1979 ele conseguiu voltar ao Irã, já organizando movimentos revolucionários.

Aconteceram, assim, muitos protestos violentos e greves, piorando ainda mais economia iraniana. Então, logo o xá Pahlevi foi deposto do poder, com o Irã tornando-se, declaradamente, uma República Islâmica. Essa Revolução Islâmica mudou totalmente a estrutura social do país, e novas doutrinas foram instituídas. A democracia prometida virou um Estado teocrático cruel e perseguidor.

Desta forma, castigos corporais foram autorizados, a pena de morte era legalizada contra os defensores do xá, prostitutas, homossexuais, marxistas e judeus. Além disso, hábitos ocidentais como vestuário, minissaias, maquiagem, música, jogos e cinema foram condenáveis. Desde então, o país vive com seus costumes recatados e opressores às mulheres.

Por mais que possa parecer chocante, as mulheres que viveram antes da Revolução tinham uma abordagem muito moderna e avançada, quando se tratava de moda. Elas vestiam-se de forma ousada, com vestimentas até hoje utilizadas no Ocidente.

Confira abaixo algumas imagens raras encontradas em revistas velhas do Irã, dando uma ideia aproximada do que uma mulher poderia usar naquele período. Hoje, o código de vestimenta das mulheres no Irã é muito mais conservador, precisando cobrir seus cabelos, pescoço e braços. No entanto, as mulheres iranianas são geralmente elegantes e tendem a escolher roupas coloridas, ainda mostrando que a moda permanece no sangue de quem, no passado, podia ser livre.
[ Fotos: Reprodução / Design You Trust ]


Sem comentários:

Enviar um comentário