sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Essas 8 fotos foram tiradas há 156 anos e impactaram a internet em escala mundial

Essas 8 fotos foram tiradas há 156 anos e impactaram a internet em escala mundial


Nos dias de hoje, o ato de registrar fotos é uma parte importante da vida da maioria dos seres humanos. O desenvolvimento tecnológico atingiu um nível tão alto que, no século 21, até mesmo as crianças fazem uso dos aparelhos móveis com câmeras, baixam fotos, utilizam aplicativos, publicam e compartilham tudo nas redes sociais. A própria forma de fotografar teve que percorrer um longo caminho para se tornar algo digital e para se popularizar de tal forma entre as massas.
Antes que o mundo pudesse desfrutar das lindas e realistas imagens reveladas em cores, durante várias décadas as fotografias e filmes apenas existiam em preto e branco ou em tons de sépia. No entanto, já ao longo do século XIX, foram estudadas as possibilidades de criar imagens que pudessem refletir a realidade de uma forma mais precisa do que as primeiras revelações fotográficas conhecidas.

Por mais incrível que pareça, já em 1861, o mundo conheceu a primeira imagem fotográfica criada em cores, desenvolvida por um físico escocês, James Clerk Maxwell, que capturou um arco multicolorido e provou que com base no uso adequado de três cores básicas (verde, vermelho e azul) era possível obter qualquer tipo de tonalidade. Sua descoberta foi uma base sólida para a tricrômica e você pode ver a fotografia, originalmente intitulada "Tartan Ribbon", abaixo.
Antes de poder ter pessoas em fotografias coloridas, os fãs desta bela arte se concentraram principalmente na captura de imagens de objetos, mas há pelo menos uma exceção para esta regra, pois já existiam visionários que focavam seus trabalhos em perpetuar imagens de pessoas nos mais diversos tipos de cenários e situações. Olhe atentamente para a próxima foto e pense sobre o que está vendo. Quantos anos você acha que possui essa imagem? E quantos anos a garota possui?
Falaremos mais sobre esta jovem nas páginas seguintes, confira.
 

Tanto a foto anterior quanto as que você verá ao longo desta publicação foram criadas há muito tempo, mais precisamente no ano de 1913. O autor, Mervyn O'Gorman, aproveitou um dia ensolarado para ir à praia Lulworth Cove (condado Dorset, Inglaterra) e se divertir um pouco com a famosa invenção dos irmãos Lumière, o Autochrome, a qual contribuiu muito com o surgimento do cinema moderno.
E quem era esta modelo misteriosa? Em primeiro lugar, a opinião pública acreditava que poderia ser uma das filhas de O'Gorman. O único que se sabia sobre ela era o seu primeiro nome ''Christina'' e que ela foi perpetuada em várias fotografias tiradas pelo mesmo homem. Durante anos, as fotos da jovem mexeram com a imaginação daqueles que tiveram a sorte de se familiarizar com as imagens.
Revelações incríveis estão na próxima página. Confira!

O curioso sobre esta história é que, embora se saiba muito sobre o suposto pai da menina (ele era um engenheiro muito famoso em seu país natal, poeta, diretor de uma fábrica de automóveis em Farnborough, um dos primeiros criadores das regras de trânsito do ano de 1931 e um homem versátil por excelência), até recentemente não havia nenhuma informação certa sobre a menina vestida de vermelho em suas fotografias. O mais incrível é que nem sequer foi possível verificar se o O'Gorman tinha filhos!
Apenas um ano atrás, a mídia britânica começou a mostrar um grande interesse pela vida da misteriosa senhorita, cujas fotos poderiam ter sido registradas há alguns dias e simplesmente tratadas por um dos filtros do Instagram. Graças à ajuda dos próprios leitores, a identidade da linda menina foi revelada. Christina Elizabeth Frances Bevan era filha de uma amiga da família O'Gorman e tinha 16 anos quando as fotos dos sonhos foram tiradas. Infelizmente, a moça nunca descobriu o furor causado por suas fotografias, pois ela morreu em 1981 aos 84 anos, nunca se casou e nem teve filhos e o que nos resta disso são suas lindas fotos que só podem ser vistas na luz solar, uma vez que a luz artificial faz com que suas cores desapareçam.
Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fonte: Starstock/ Giphy/ Dailymail

Sem comentários:

Enviar um comentário