quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Flamengo pode ser excluído da Libertadores devido aos incidentes da semana

Flamengo pode ser excluído da Libertadores devido aos incidentes da semana

Foto: flagrante de um torcedor agredido no entorno do Maracanã.

O Clube de Regatas do Flamengo está classificado para a Copa Libertadores de 2018, por ter obtido uma das vagas do Campeonato Brasileiro. No entanto, a participação do clube carioca na competição continental está ameaçada pelos lamentáveis incidentes ocorridos nesta semana, no Rio de Janeiro, por ocasião da realização da partida final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente, da Argentina.

De acordo com o Regulamento Disciplinar da Conmebol, o Flamengo infringiu diversos princípios de conduta da entidade, a que todos os clubes e seus membros devem se submeter. Entre os comportamentos desrespeitados pelo clube rubro-negro, listados no quinto artigo no documento da Confederação Sul-Americana, estão: "comportar-se de maneira ofensiva ou insultante", "violar as pautas mínimas do que se considere como um comportamento aceitável no âmbito do esporte e do futebol organizado" e "cometer um ato de violência ou agressão".

E não será possível escapar da culpa pelo comportamento do público, pois o sexto artigo do Regulamento Disciplinar da Conmebol é claro ao responsabilizar os clubes: "as associações membro e os clubes são responsáveis pelo comportamento de seus jogadores, oficiais, membros, público assistente, torcedores, assim como de qualquer outra pessoa que exerça ou possa exercer em seu nome qualquer função, com ocasião dos preparativos, organização ou celebração de uma partida de futebol, seja de caráter oficial ou amistoso".

O sexto artigo ainda tem um segundo parágrafo, que pode complicar a situação do Flamengo: "as associações nacionais e os clubes são responsáveis pela segurança e pela ordem tanto no interior como nas imediações do estádio, antes, durante e depois da partida da qual sejam anfitriões ou organizadores. Esta responsabilidade se estende a todos os incidentes de qualquer natureza que possam se suceder, encontrando-se assim expostos à imposição das sanções disciplinares e do cumprimento das ordens e instruções que possam ser adotadas pelos órgãos disciplinares".

As punições variam de acordo com o julgamento das infrações: o clube pode ser somente advertido ou multado, obrigado a jogar de portões fechados ou em outro país, ou até ser excluído de competições presentes ou futuras, e proibido de realizar transferências de atletas.

As confusões da semana começaram já na véspera da partida, com centenas de torcedores do Flamengo tentando perturbar o descanso da delegação do Independiente, nos arredores do hotel em que os argentinos estavam hospedados. No dia do jogo, também houve conflitos de diversas naturezas, antes, durante e depois da realização da partida, no entorno e no interior do Maracanã. Numa situação que ficou obviamente fora de controle, houve até invasão de torcedores em um dos setores do estádio.

Vale lembrar que há o agravante de o Flamengo ser reincidente nos tumultos: somente este ano, aconteceram episódios similares em pelo menos outras duas partidas do clube no Maracanã. Esta situação pode colaborar para que as punições sejam mais severas.

Caso o Flamengo seja punido com a exclusão da Copa Libertadores de 2018, outros clubes brasileiros serão beneficiados, sendo os herdeiros naturais da vaga do clube carioca na competição. O Vasco obteria uma vaga na fase de grupos, o Atlético Mineiro entraria na fase preliminar, e o Sport Recife ganharia uma vaga na Copa Sul-Americana.

Naturalmente, o Flamengo também está sujeito a diversas punições pelas Leis brasileiras, especialmente por ter exposto o público da partida a situações perigosas, como a superlotação do estádio.

Estaremos de olho, para conferir os próximos capítulos desta triste situação.

PCFilho
PC Filho às 05:30

Sem comentários:

Enviar um comentário