Modelo liberiana recria campanhas
famosas para debater a diversidade
na moda
Por
Publicado em 6 de dezembro de 2017
A modelo liberiana Deddeh Howad, que hoje vive
em Los Angeles,
recriou campanhas de marcas famosas como Gucci
e Calvin Klein
para falar sobre a falta de diversidade de modelos
de todas as cores no mundo da moda.
em Los Angeles,
recriou campanhas de marcas famosas como Gucci
e Calvin Klein
para falar sobre a falta de diversidade de modelos
de todas as cores no mundo da moda.
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O projeto “Black Mirror” foi realizado em parceria com o fotógrafo
Raffael Dickreuter.
Raffael Dickreuter.
“É hora de mais diversidade e modelos de todas as raças serem
vistas”, escreveu ela em seu blog “Secret of DD”.
vistas”, escreveu ela em seu blog “Secret of DD”.
Deddeh sempre se incomodou com o fato de ver poucas mulheres negras estampando grandes campanhas.
Na medida em que crescia, ela se perguntava por que as grandes
marcas, como Gucci, Chanel, Louis Vuitton, Guess e tantas
outras raramente pareciam usar uma modelo negra.
marcas, como Gucci, Chanel, Louis Vuitton, Guess e tantas
outras raramente pareciam usar uma modelo negra.
“E se eles o faziam, um pequeno grupo de modelos negras fazia
um corte aqui e ali, mas esse grupo parece permanecer bastante
idêntico por um longo período de tempo.”
um corte aqui e ali, mas esse grupo parece permanecer bastante
idêntico por um longo período de tempo.”
A modelo observa que mais visibilidade com igualdade para todas
as raças ajudaria as pessoas a acreditarem em seu potencial.
as raças ajudaria as pessoas a acreditarem em seu potencial.
“Espero que este projeto possa ajudar a
trazer consciência de volta para o lado
positivo dos negros. Infelizmente,
raramente somos mostrados sob uma
luz positiva na mídia, mas podemos ver
inúmeras vezes quando mais uma
pessoa negra é baleada ou presa.”
“Não muito tempo atrás aconteceu comigo de eu andar em várias
agências de modelo e era imediatamente comparada a uma ou
duas modelos negras que eles já tinham na lista.”
agências de modelo e era imediatamente comparada a uma ou
duas modelos negras que eles já tinham na lista.”
“Apesar de terem me dito nessas agências que eu tenho um olhar
incrível e gostariam de me representar, eles já tinham uma modelo
negra. Sem contar a abundância de modelos brancas. Parece que
uma ou duas modelos negras na lista é suficiente para representar
todas nós. Quando você diz isso, acredite em mim, parece bizarro.”
incrível e gostariam de me representar, eles já tinham uma modelo
negra. Sem contar a abundância de modelos brancas. Parece que
uma ou duas modelos negras na lista é suficiente para representar
todas nós. Quando você diz isso, acredite em mim, parece bizarro.”
Deddeh compara a visibilidade desses comerciais a importância de
eleger um primeiro presidente negro.
eleger um primeiro presidente negro.
Para ela, a próxima geração pode somente se inspirar e alcançar
as estrelas elas mesmas se acreditarem:
as estrelas elas mesmas se acreditarem:
“Por essa razão, a diversidade nas campanhas é, em minha opinião, muito mais importante do que você deve pensar. O mesmo vale para a
representação nos filmes e na política, mas essa é uma discussão
diferente.”
representação nos filmes e na política, mas essa é uma discussão
diferente.”
“Com este projeto Black Mirror, eu espero mostrar ao mundo que é hora de todos nós sermos vistos. Como Gisele Bündchen, Kate Moss ou Candice Swanepoel que viajam o mundo, fotografam as campanhas mais incríveis e vivem uma vida excitante para inspirar jovens garotas.”
“Vamos dar para a próxima geração algo em que acreditar.”
A modelo conclui em seu blog: “Nós precisamos de diversidade de inspirações para todos nós.”
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Imagens: Fotógrafo Raffael Dickreuter
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