segunda-feira, 2 de outubro de 2017

EUA: As armas do atirador de Las Vegas

 

Foto de Stephen Paddock, fornecida pelo irmão Eric Paddock - AP


LAS VEGAS - Pouco se sabe ainda sobre o tipo de armas usadas por Stephen Paddock, 64 anos, que matou ao menos 58 pessoas e feriu mais de 500 ao atirar repetidamente do alto do hotel-cassino Mandalay Bay, em Las Vegas, contra uma multidão que assistia a um festival de música country nos arredores do prédio. No entanto, o departamento de polícia local indicou que ele mantinha consigo pelo menos 10 armas de fogo no quarto em que estava. Outros veículos da mídia dizem que o arsenal chega a 19, no mínimo.

Os vídeos registrados durante o ataque, que mostram as várias rodadas intercaladas de tiro, indicam que ao menos uma das armas usadas era automática, um tipo de arma de fogo altamente regulado nos Estados, mas não incomum em exposições e campos de tiro, segundo o jornal "Wahsington Post". Não se sabe exatamente como Paddock adquiriu tal arma, se é que ele usou uma desse tipo. Além de vendedores licenciados, só é legalmente permitido portar uma arma automática caso seja fabricada antes de maio de 1986 e registrada pelo governo federal.

É importante notar a diferença entre rifles semiautomáticos e armas totalmente automáticas. Rifles semiautomáticos, como o patenteado AR-15 — portado por milhões de americanos e encontrado em locais após os massacres em San Bernardino (Califórnia), Aurora (Colorado) e Newton (Connecticut) —, são variações dos rifles militares M-16 e M-4.

QUANTIDADE DE TIROS

Um aperto no gatilho significa que um bala sai pelo cano, o que fisicamente limita a quantidade de tiros à rapidez com que o operador pode puxar o gatilho. Rifles AR-15 carregam normalmente cartuchos de 30 balas, que depositadas narma através de uma mola de tensão.

Em alguns estados, como a Califórnia, regulam o tamanho dos cartuchos de munição, mas Nevada não. Um atirador treinado pode facilmente remover um cartucho da arma, carregar outro de um colete tático ou do bolso, e continuar atirando dentro de segundos. Há cartuchos de maior capacidade disponíveis, mas estes tendem a travar ou trazer defeitos, indica o jornal americano.

Um arma automática, por outro lado, atira continuamente enquanto o gatilho é pressionado e há munição. Enquanto as armas semiautomáticas são chamadas, incorretamente, de metralhadoras, o sistema mecânico de uma arma automática — usado para alimentar, retirar e preparar o próximo conjunto de balas — é que consiste em uma metralhadora.

A decisão de Paddock de atirar à distância do festival (365 metros), de um local alto, sugere um plano de ataque para disparar em uma área lotada para não precisar se preocupar com precisão. Tal distância é próxima ao alcance efetivo de 460 metros de um M-4, mas metralhadoras tipicamente têm canos mais longos que ampliam o alcance. Uma arma como uma M-249 (ou SAW), é eficaz a 800 metros para alvos individuais.


TEMPERATURA DO CANO

A diferença entre as duas (semi e automáticas) é enorme sob o ponto de vista letal. Em um campo de batalha, por exemplo, um rifle M-4 é um semiautomático. Os manuais de treinamento sugerem de 12 a 15 balas por minuto de disparo sustentado, o que evitaria o risco de superaquecimento do cano.

A grande quantidade de armas de fogo encontrada no hotel sugerem uma preocupação do atirador pelo aquecimento do cano dos rifles. Os canos podem atingir várias centenas de graus, ficando laranja ou até azul enquanto as balas passam por eles a milhares de metros por segundo. Armas automáticas como a SAW e a M-240 (maior que a 249) têm liberação de alavancas nos canos, o que permite a troca delas com uso de uma luva.

A Associação Nacional do Rifle afirma que a legislação em Nevada permite a compra de armas automáticas e silenciadores em cumprimento da lei e regulações federais.
FONTE :https://oglobo.globo.com/mundo/eua-as-armas-do-atirador-de-las-vegas-entenda-diferenca-21899324




Sem comentários:

Enviar um comentário