quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

O experimento do mouse abre luz sobre os benefícios dietéticos do azeite virgem extra

O experimento do mouse abre luz sobre os benefícios dietéticos do azeite virgem extra

10 de abril de 2017

Crédito: martha sexton / domínio público

ratos

Experimentos realizados em camundongos revelaram que um composto comumente encontrado em azeite extra virgem pode reverter alguns dos efeitos negativos de uma dieta rica em gordura. Este composto, chamado hidroxitirosol, foi capaz de reverter os marcadores de resistência à insulina e doença hepática gordurosa não alcoólica em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura. Os resultados são publicados esta semana no jornal de acesso aberto Lipids in Health and Disease .

Embora existam provas substanciais de que o consumo de azeite extra virgem como parte de uma dieta equilibrada pode ser benéfico para a saúde, as razões biológicas e fisiológicas para esta associação não foram claras.
O Dr. Rodrigo Valenzuela, principal autor da Universidade do Chile, disse: "O hidroxitirosol é um polifenol encontrado no azeite virgem extra, que é conhecido por ter propriedades antioxidantes e pode desempenhar um papel fundamental nos seus benefícios para a saúde. Nossa pesquisa mostra que em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, o hidroxitirosol exerce um efeito protetor no fígado ".
Os pesquisadores estavam interessados ​​em analisar os efeitos do hidroxitirosol em enzimas específicas no fígado que são importantes para a síntese de ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa, alguns dos quais desempenham um papel importante na saúde vascular. Os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura demonstraram ter uma redução dessas enzimas hepáticas, que estava ligada a um desequilíbrio na composição de ácidos graxos do fígado, cérebro e coração. Os ratos em uma dieta rica em gordura suplementada com hidroxitirosol mostraram atividade enzimática e composição de ácidos graxos nestes três órgãos, o que refletiu a observada em ratos alimentados com uma dieta regular.
O Dr. Valenzuela explicou: "Nosso estudo descobriu que os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura apresentavam sinais de doença hepática não alcoólica que acreditamos ter levado à redução notável na atividade enzimática no fígado e aos efeitos negativos sobre a composição de ácidos graxos neste e outros órgãos. Também descobrimos que o fígado apresentava sinais de aumento do estresse oxidativo, que sabemos que tem links para doenças hepáticas gordurosas. É intrigante que a adição de uma dose relativamente baixa de hidroxitirosol à dieta tenha podido reverter esses efeitos, reduzir os sinais de doença hepática gordurosa e reduzir os efeitos negativos observados nos outros órgãos ".
Quatro grupos de 12-14 ratos foram alimentados com uma dieta com alto teor de gordura (60% de gordura) ou uma dieta de controle (10% de gordura), com ou sem suplementação de 5 mg de hidroxitirosol por kg de peso corporal, administrado por via oral, durante uma semana período. As amostras de sangue e tecido foram coletadas no final do experimento para estudar os efeitos dietéticos sobre o estresse oxidativo, composição de ácidos graxos e atividade enzimática em múltiplos órgãos.
A análise de amostras de sangue revelou um aumento nos níveis de colesterol total e LDL-colesterol sem alteração no colesterol HDL em camundongos alimentados com HFD, que foram todos atenuados pelo hidroxitirosol. HFD também aumentou os marcadores de resistência à insulina no sangue que foram reduzidos por hidroxitirosol, embora não aos níveis de ratos alimentados com uma dieta de controle.
Os resultados deste estudo reforçam a evidência de que muitos dos benefícios associados ao consumo dietético de azeite extra virgem podem estar ligados ao seu conteúdo de hidroxitirosol, segundo os pesquisadores.
O Dr. Valenzuela acrescentou: "Nossos resultados indicam que o hidroxitirosol pode ser uma parte fundamental dos benefícios para a saúde do azeite virgem extra. Demonstrou-se que este composto pode oferecer proteção contra estresse oxidativo e composição prejudicial de ácidos graxos no fígado , coração e cérebro causados por uma dieta rica em gordura . No entanto, deve-se ter cuidado ao extrapolar esses achados para o consumo humano de hidroxitirosol, pois nossos experimentos foram conduzidos com camundongos em um ambiente controlado ".
FONTE : https://medicalxpress.com/news/2017-04-mouse-dietary-benefits-extra-virgin.html

Sem comentários:

Enviar um comentário