quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Cetamina reduz rapidamente a ideação suicida

Uma infusão intravenosa subanestésica de cetamina pode reduzir rapidamente a ideação suicida em pacientes com depressão maior, e a melhora clínica é mantida por seis semanas, sugerem os resultados de um estudo randomizado controlado.
Este estudo é "a demonstração mais definitiva até agora de uma redução clinicamente significativa na ideação suicida dentro de 24 horas após o tratamento com cetamina", disse ao Medscape o primeiro autor, Dr. Michael Grunebaum, do New York State Psychiatric InstituteColumbia University Medical Center, na cidade de Nova York.
O estudo foi publicado on-line em 5 de dezembro no American Journal of Psychiatry.

Maior estudo até hoje

O estudo incluiu 80 pacientes admitidos voluntariamente em uma unidade de pesquisa de pacientes internados no New York State Psychiatric Institute com transtorno depressivo maior e ideação suicida clinicamente significativa (pontuação maior que 4 na escala para ideação suicida - SSI, do inglês Scale for Suicidal Ideation).
Quarenta pacientes foram selecionados aleatoriamente para receber 0,5 mg/kg de cetamina racêmica intravenosa, e 40 pacientes foram alocados para receber 0,02mg/kg de midazolam em solução salina normal de 100ml infundida em 40 minutos. Midazolam foi escolhido como o controle porque é um anestésico psicoativo com meia-vida semelhante à da cetamina, e não tem efeitos antidepressivos ou anti-suicidas estabelecidos.
As características basais foram semelhantes nos dois grupos, incluindo o escore SSI. A pontuação média na escala SSI foi de 14,3 no grupo da cetamina e 15,7 no grupo do midazolam.
O escore SSI médio 24 horas após a infusão (desfecho primário) foi 4,96 pontos menor no grupo que recebeu cetamina do que no grupo tratado com midazolam (intervalo de confiança, IC, de 95%, 2,33 - 7,59; P <0,001). O d de Cohen para a diferença na alteração média do grupo foi de 0,75, o que corresponde a um tamanho de efeito médio.
A resposta ao tratamento foi definida como uma redução maior ou igual a 50% no escore SSI. A proporção de pacientes que apresentaram resposta ao tratamento no dia 1 foi maior no grupo tratado com cetamina do que no grupo que recebeu midazolam (55% vs 30%; odds ratioOR, de 2,85; IC de 95%, 1,14 - 7,15; P = 0,024). O número necessário para tratar (NNT) foi 4.
Notavelmente, os pesquisadores relatam que a melhora da ideação suicida persistiu amplamente durante o período de seis semanas de observação não controlada. Isso pode ser parcialmente explicado pelo fato de os pacientes terem continuado a medicação psicotrópica prévia, que foi otimizada após a infusão de cetamina.
Houve reduções maiores no distúrbio geral do humor, depressão e fadiga, conforme avaliado com o perfil dos estados de humor, no dia 1 após a infusão de cetamina versus midazolam. Os resultados de um modelo de mediação sugerem que os efeitos da cetamina sobre depressão e pensamentos suicidas são pelo menos parcialmente independentes, observam os pesquisadores.
Os efeitos adversos (principalmente aumento da pressão arterial e sintomas dissociativos) foram semelhantes aos relatados em outros estudos com cetamina. Os efeitos adversos foram principalmente de leves a moderados, e transitórios, geralmente sendo resolvidos dentro de minutos a horas após a infusão, observam eles.
"Este é o maior estudo até hoje feito em pacientes suicidas e deprimidos, usando um desenho randomizado e controlado com midazolam, e que também abordou várias limitações de pesquisas anteriores, que incluíam medidas de ideação suicida com um único item de questionário, e amostras de pacientes com baixos níveis de ideações suicidas ou diagnósticos mistos", disse o Dr. Grunebaum ao Medscape.
"Acreditamos que os resultados mais notáveis deste estudo são que ele mostra, usando um rigoroso desenho de ensaio clínico, que o tratamento com cetamina foi associado a uma redução clinicamente significativa de pensamentos suicidas em pacientes suicidas e deprimidos dentro de 24 horas, e que com farmacoterapia clínica otimizada em um seguimento com observação não controlada, essa redução pareceu durar pelo menos seis semanas", disse o Dr. Grunebaum.

Potencial salvador de vidas

Procurado para comentar, o Dr. Seth A. Mandel, chefe da psiquiatria no Northwell Health's Huntington Hospital, Nova York, disse: "Houveram casos de não psiquiatras realizando infusões de cetamina em pacientes deprimidos refratários ao tratamento. Minha preocupação nesses casos era, o que aconteceria se isso falhasse com alguém que colocou suas últimas esperanças neste tratamento?
"Este estudo aponta para um uso mais positivo e prático para infusões de cetamina", disse o Dr. Mandel, que não esteve envolvido no estudo.
"Pode ser uma manobra temporária muito útil, e até salva-vidas, a ser realizada em pronto-socorros ou em pacientes em ambientes ambulatoriais, ganhando um valioso tempo até o tratamento ser otimizado durante as semanas subsequentes. Isso pode não só ser útil na prevenção de suicídios, mas também evitando custosas hospitalizações por pacientes agudamente suicidas", observou.
O Dr. Mandel advertiu que não é "claro no estudo o que acontece com esses pacientes depois de seis semanas. A ideação suicida retorna? Em caso afirmativo, os tratamentos devem ser repetidos? Por quanto tempo? Quais são os efeitos a longo prazo das infusões repetidas? Mais estudos são necessários para responder essas perguntas".
O estudo foi financiado pelo National Institute of Mental Health. Vários autores declararam conflitos de interesses com várias empresas, conforme listado no artigo original. Am J Psychiatry. Publicado on-line em 5 de dezembro de 2017. Resumo

Sem comentários:

Enviar um comentário