sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Caos na Saúde afeta controle da sífilis e da tuberculose, duas ameaças sanitárias no Rio

Caos na Saúde afeta controle da sífilis e da tuberculose, duas ameaças sanitárias no Rio

Clínica da Família de Madureira: paciente gestante desistiu de esperar por exame de ultrassom
Clínica da Família de Madureira: paciente gestante desistiu de esperar por exame de ultrassom Foto: Guilherme Pinto
Flávia Junqueira e Marcella Ramos
Tamanho do textoA A A
A greve nas clínicas da família, iniciada há três semanas, somada à falta de medicamentos e à suspensão de exames básicos, como radiografias e análises laboratoriais, compromete o controle da sífilis e da tuberculose, duas graves ameaças sanitárias que atingem o estado do Rio. O alerta foi feito pela Associação dos Médicos de Família e Comunidade do Estado do Rio (Amfac-RJ).
— As áreas que chamamos de 3.1, 3.2 e 3.3, que correspondem aos bairros de Penha, Ramos, Ilha do Governador, Complexo do Alemão, Maré, Vigário Geral, Inhaúma, Méier, Jacarezinho, Irajá, Madureira, Anchieta e Pavuna, estão sem exames de sangue, urina, fazes e sem poder fazer preventivos — diz o presidente da Amfac-RJ, Moisés Nunes. — Isso interfere diretamente em programas essenciais como pré-natal. Sem o cuidado das clínicas da família e sem esses exames e medicações, a população fica mais vulnerável e enche os hospitais.
A crise que atinge a rede básica de saúde do município afeta pacientes e profissionais que atuam nas unidades e estão sem receber salário. A rede de 117 clínicas da família é administrada por quatro organizações sociais, que estão com repasses da prefeitura atrasados. A falta de recursos é explicada pelo fato de a Secretaria municipal de Fazenda manter bloqueados, desde o início do ano, R$ 550 milhões do orçamento da Saúde por conta da crise financeira do município.
Oscarina deixou clínica de Madureira sem remédios para ela e para a mãe
Oscarina deixou clínica de Madureira sem remédios para ela e para a mãe Foto: Guilherme Pinto
Faltam raios X de tórax para o diagnóstico da tuberculose
No caso da tuberculose, os exames de detecção do bacilo que causa a doença são feitos nas unidades básicas, e a medicação, comprada pelo Ministério da Saúde, está disponível, mas a falta de radiografia de tórax impossibilita e atrasa o diagnóstico.
— As clínicas da região de Santa Cruz não têm mais raios X — relata uma médica.
A situação se estende às clínicas da área 5.3, que corresponde a Santa Cruz, Sepetiba e Paciência, na Zona Oeste do Rio.
Para Moisés Nunes, que é médico da Clínica da Família Maria do Socorro, na Rocinha, o fato de apenas cerca de 30% do efetivo das unidades estarem trabalhando durante a greve também pode afetar os diagnósticos de tuberculose:
— Com a greve, as pessoas procuram menos a unidade, até porque os atendimentos têm demorado mais tempo.
Professora e pesquisadora da Fiocruz e membro do comitê assessor em tuberculose do Ministério da Saúde e da comissão científica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a pneumologista Margareth Dalcomo ressalta que os contratos de trabalho precários vigentes nas clínicas de família acabam provocando um rodízio de pessoal nessas unidades, o que tem prejudicado e retardado o diagnóstico da tuberculose.
— Esse rodízio de médicos prejudica o diagnóstico. Além disso, algumas unidades não têm presença permanente de médicos. Com o teste rápido molecular, não há justificativa para o diagnóstico não acontecer em 24 horas. Mas muitas unidades estão demorando sete dias para devolver o resultado. Isso é inadmissível, assim como não oferecer radiografia de tórax, um exame barato e básico. O resultado é a situação catastrófica do ponto de vista epidemiológico da tuberculose no Rio — analisa a médica.
Atualmente, a tuberculose atinge 32,4 pessoas por cem mil habitantes no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2016, foram registrados 66,7 mil casos novos e 12,8 mil casos de retratamento de tuberculose no país. No Rio de Janeiro, a taxa de incidência de tuberculose está bem acima da média nacional (82 casos por 100 mil habitantes), a taxa de mortalidade pela doença é a mais alta entre todas as capitais do país — 6,9 mortes por 100 mil habitantes, o dobro da média das capitais brasileiras.
Controle da sífilis depende de exame laboratorial
Quanto ao diagnóstico de sífilis, o teste rápido é oferecido nas clínicas, mas ele não é indicado para gestantes que já foram tratadas da doença em algum momento da vida. Para esses casos, é necessário o exame VDRL, com a amostra de sangue da paciente sendo analisada em laboratório. Também fundamental para acompanhar a evolução do tratamento, esse teste só está disponível, no entanto, em unidades que ainda têm serviços laboratoriais.
A Secretaria municipal de Saúde informou que a renovação do contrato de prestação de serviços laboratoriais para as áreas 3.1, 3.2 e 3.3 “está seguindo os procedimentos administrativos legais”, e a situação deve ser regularizada até a próxima semana.
De 2013 a 2016, foram registrados 32.641 casos de sífilis em gestantes e congênita — aquela que é passada de mãe para filho. Muitos desses diagnósticos são feitos de forma tardia, o que pode causar graves sequelas, inclusive ao bebê. Cerca de 43,7% das mulheres só descobrem a doença no momento do parto, da curetagem (em casos de aborto) ou pós parto, de acordo com dados lançados pelos municípios no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no ano passado, apenas em 2015, observou-se uma taxa de incidência de 6,5 casos por mil nascidos vivos no Brasil. O Rio de Janeiro apresenta quase o dobro desse número, com 12,4 casos a cada mil nascidos vivos.
Gestante não consegue ultrassom
No sétimo mês de gestação, Beatriz Vitória, de 19 anos, espera gêmeas, mas, desde setembro, desistiu de aguardar por um exame de ultrassom na Clínica da Família Souza Marques, em Madureira, Zona Norte do Rio.
— Tenho que pagar por fora e pago dobrado, porque são gêmeas. Aqui sempre foi muito bom. Mas, de uns tempos para cá, está difícil — conta Beatriz.
Essa é opinião de muitos pacientes que saíram, nesta quinta-feira, da unidade de Madureira sem os medicamentos de que precisam. Foi o caso de Oscarina Von Dollinge, de 61 anos, que sofre de hipertensão e não conseguiu nenhum remédio para ela e para a mãe, de 81 anos.
Faltam, na Clínica da Família Souza Marques, entre outros medicamentos, atenolol (para doenças cardiovasculares), losartana (para hipertensão), hidroclorotiazida (para hipertensão) e glibenclamida (para diabetes). Neide Silva, de 66 anos, também não conseguiu retirar nenhum dos medicamentos de que precisava, nem mesmo a loratadina, destinada ao tratamento de alergias.
— Não faltava nada. Não faltava médico, remédio, limpeza, nada. De três meses para cá, estou vendo o serviço decair muito rápido — relata Neide.
Maria do Carmo não consegue os remédios para controle do diabetes e da hipertensão na clínica de Madureira
Maria do Carmo não consegue os remédios para controle do diabetes e da hipertensão na clínica de Madureira Foto: Guilherme Pinto
Diabética e hipertensa, Maria do Carmo Moreno, de 60 anos, convive com uma nova preocupação que surgiu em sua vida nas últimas semanas em função da greve nas clínicas da família e a falta de medicamentos.
— Eu fico com medo de ter alguma complicação por causa do diabetes. Todos os medicamentos estão faltando e eu tenho que tomar remédios para hipertensão, diabetes e convulsão. Há semanas, o único que venho tomando é o que evita convulsões. Preciso de um eletrocardiograma, mas não há previsão para fazer o exame — explica ela, na porta da unidade de Madureira. — Aqui sempre foi uma maravilha. Nunca faltou nada, mas, nos últimos meses, a situação está muito difícil. Isso me dá muito medo, porque era só com essa clínica que eu podia contar.
A Associação dos Médicos de Família e Comunidade do Estado do Rio afirma que teve acesso a um relatório emitido pelo almoxarifado da Secretaria municipal de Saúde que lista dezenas de medicamentos cujos estoques estão zerados ou perto do fim. Na relação, há anticoncepcionais injetáveis, remédios para hipertensão e controle de diabetes, antibióticos e antitérmicos.
— Algumas unidades ainda têm penicilina, usada nos casos de sífilis, mas o almoxarifado central está sem estoque — relata Moisés.
A Secretaria municipal de Saúde afirmou que é responsável pelo fornecimento dos medicamentos da grade da Atenção Primária para as unidades da rede e informou que vai verificar a falta de remédios nas clínicas da família.
Agentes de saúde protestam na frente da Clínica da Família Souza Marques, em Madureira
Agentes de saúde protestam na frente da Clínica da Família Souza Marques, em Madureira Foto: Guilherme Pinto
Além de remédios, faltam os pagamentos
O médico Renato Bergallo entrou como residente, em 2013, na Clínica da Família Souza Marques, em Madureira. Ele diz que os problemas começaram no último ano e que nunca houve nada parecido.
— Quando entrei aqui, fiquei maravilhado pela estrutura, por tudo funcionar perfeitamente. Quando, raramente, faltava um remédio, era alarmante para a gente. Hoje, isso está virando rotina. Foi um processo muito rápido de deterioração das clínicas — conta. — Eu também nunca tive problema de salário em todos esses anos, só agora.
Assim como os médicos e os enfermeiros, os agentes comunitários de saúde também vão entrar em greve. Responsáveis pela busca ativa de gestantes para o pré-natal e o controle da medicação de pacientes com tuberculose, eles começam a paralisação na próxima terça-feira. Valéria de Oliveira Carvalho, de 55 anos e agente comunitária há cinco, relata os motivos da decisão:
— Nossos salários estão atrasados há 15 dias e sem previsão para pagamento. Além disso, os tickets alimentação e refeição também não foram depositados. A única coisa que foi paga em dia, certinho, foi o vale transporte — diz. — Parece que querem dizer que é nossa obrigação vir trabalhar até nessas condições.
Assim como acontece com médicos e enfermeiros, 30% dos agentes de saúde vão permanecer trabalhando, priorizando a busca ativa de gestantes e a supervisão de pacientes com hanseníase, tuberculose e crianças de até 1 ano de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário